A história da Torre de Pisa

torre de pisa
Torre de Pisa ou em italiano Torre Pendente di Pisa, é um monumento que foi projetado para abrigar o sino da catedral de Pisa, localizada no norte da Itália, na cidade de Pisa.

Compartilhar

Uma das construções mais conhecidas do mundo e responsável pelos cliques mais criativos e hilários publicados nas redes sociais.

No post de hoje, vamos saber mais sobre a história e algumas curiosidades de um dos pontos turísticos mais visitados da Europa: a Torre de Pisa.

Conteúdo:

  • Início das obras
  • Por que a Torre de Pisa é inclinada?
  • Porque a Torre de Pisa não cai?
  • Curiosidades

Início das obras

Torre de Pisa ou em italiano Torre Pendente di Pisa, é um monumento que foi projetado para abrigar o sino da catedral de Pisa, localizada no norte da Itália, na cidade de Pisa.

A obra da torre foi iniciada em 1173, com cerca de 10 mil toneladas, em mármore branco, realizada em três etapas ao longo de um período que durou cerca de 177 anos.

Historicamente famosa pela inclinação, parecendo que vai cair, a torre começou a inclinar-se logo na construção para o terceiro andar em 1178.

Por que a Torre de Pisa é inclinada? 

Na época, um estudo do solo e a quantidade de material para o alicerce, podem ter sido mal calculados ou até mesmo negligenciados.

Por conta disso, a torre foi construída sobre um terreno de argila e areia, com materiais pouco resistentes para sustentar tamanha edificação.

No entanto, durante as obras do terceiro andar percebeu-se uma ligeira inclinação, devido ao afundamento das estruturas no subsolo e ao assentamento irregular das fundações.

Porque a Torre de Pisa não cai?

Torre de Pisa
Torre de Pisa – Itália

Durante toda a história da torre, diversos projetos e tentativas para endireitar a inclinação foram realizados.

Um dos casos mais conhecidos, foi quando o engenheiro Bonanno Pisano, tentou compensar a inclinação construindo o restante da torre com os andares ligeiramente mais altos do lado em que a estrutura inclinava para baixo. 

Entretanto, o excesso de peso fez com que a torre afundasse ainda mais!

Com o eixo da torre se inclinando a cada ano que passava, em 1990, ela foi fechada ao público, sob risco de desmoronar. 

A obra de reestruturação consumiu um total aproximado de 25 milhões de dólares e foi definitivamente concluída em junho de 2001, onde conseguiram reduzir 40 centímetros a inclinação da torre. Sendo reaberta ao público em dezembro do mesmo ano.

Porém, em maio de 2008, houve mais uma operação e após a remoção de mais 70 toneladas de terra, os engenheiros anunciaram que a torre tinha sido estabilizada e parado de se mover pela primeira vez em sua história.

Curiosidades sobre a Torre de Pisa

  • A Torre de Pisa possui cerca de 56 metros de altura, com um total de oito andares e, para chegar ao topo, são 296 degraus.
  • Atualmente pesa cerca de 15 mil toneladas e dentro dela existem 7 sinos que correspondem às notas musicais.
  • A torre faz parte do Campo dei Miracoli, na Piazza dei Miracoli, ou “Praça dos Milagres”.
  • A construção foi declarada Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 1987.

Para ficar sabendo mais sobre a história da Itália e não perder nenhuma novidade aqui no blog do Italiano Fácil, siga nossas redes sociais no Instagram, Facebook, Spotify e Telegram.

Talvez você também goste:

Já pensou poder estudar com o Italiano Fácil e ter um certificado emitido por uma escola italiana?

Entre em contato agora mesmo!