Le belle spiagge italiane

Sabe aquela praia com a água bem azul e a areia bem branquinha que você sonha em conhecer? Além: e se essa praia existir na Itália e você estiver por lá em pleno verão? Você pode até se sentir um pouco no Brasil!

Compartilhar

Sabe aquela praia com a água bem azul e a areia bem branquinha que você sonha em conhecer? Melhor ainda… E se essa praia existir na Itália e você estiver por lá em pleno verão?! Maravilha hein?! Pois bem, nem só de centros históricos se caracteriza o Belpaese. Por lá, encontramos também uma infinidade de spiagge italiane (praias italianas), muitas delas com essas duas características que citei bem no início. Você pode até se sentir um pouco no Brasil!

Como assim? Vou te explicar o porquê. Já digo de antemão que falarei spiagge italiane no geral e me focarei em apenas uma. Posteriormente, terei o prazer de falar de outras belíssimas opções.

A praia que escolhi para comentar fica a pouco mais de 11km de Palermo (na Sicília). Opa! Sicília??? Por favor, não vá pensar que ali só tem máfia. Ao contrário, na Sicília existem lugares lindos, que envolvem riquíssimos centros históricos, excelente culinária e muitos balneários. Mas voltando ao assunto, a praia fica na pequeníssima cidade de Mondello e possui o mesmo nome da cidade. Falo assim porque a cidade é realmente bem pequena e está localizada entre dois montes: o Monte Pellegrino e o Monte Gallo, então imagine que tipo de visão você terá enquanto curte a praia.

Mondello, embora pequena, é considerada uma das praias mais bonitas da Itália e não é à toa que no verão, principalmente nos fins de semana, o local fica completamente lotado de pessoas de todo o país, principalmente os palermitanos, já que em pouco menos de meia hora de carro é possível chegar na praia. Para quem não tem carro, existem opções de ônibus que partem de Palermo a todo instante, ou então os táxis, que se você chorar um pouco e não der muita pinta de turista, o valor da corrida pode até diminuir.

Chegando lá, o que encontramos? Além do panorama maravilhoso do qual já falei, você pode fazer um passeio de barco, ou pela beira-mar da cidade que oferece uma infinidade de restaurantes com as mais variadas opções de pratos, inclusive os típicos da região – sempre recomendo frutos do mar. Não esqueça de se deliciar com o verdadeiro sorvete italiano ou a granita, uma mistura de raspas de gelo e suco de alguma fruta, bem típico da região.

Lembra que eu falei que é possível ver um pouquinho do Brasil nas praias italianas?! Em Mondello, existem vários vendedores ambulantes (calma que eles não vão te incomodar. Eles apenas circulam pela praia e caso você tenha interesse por algo, é só chamá-los), e muitos deles são estrangeiros. Eles vendem geralmente bijuterias, sanduíches ou cerveja. Tudo a um ótimo preço. Lembro uma vez que paguei quase 7 euros por uma long neck em um quiosque e com o vendedor ambulante, além de ser bem simpático, me vendeu uma garrafa grande por apenas 3 euros.

Falando em quiosques, aí vem uma boa notícia. Na Itália, você tem total liberdade e não precisa ser obrigado a ir a uma barraca, quiosque ou clube para poder usufruir da praia. Diferente do Brasil as praias italianas possuem poucas barracas. Em geral, os italianos levam seu próprio guarda-sol, toalha e lanche. É possível até mesmo alugar cadeiras de praia (sedia a sdraio). Em Mondello, parte da praia é particular, ou seja, você paga e usufrui da praia mais comodamente, além de ter disponível um serviço de bar e restaurante. Essa parte privada é separada da zona pública por apenas uma grande de estatura bem baixa e de cor branca.

Na praia, seja a parte paga ou a parte pública, se vê de tudo: muitas famílias, já que as águas são bem calmas, jovens que adoram se reunir para jogar bola ou se bronzear, e um pouquinho mais longe, você pode encontrar pescadores.

De noite, a cidade também é bem animada. Recomendo passear pela beira-mar que estará cheia de barraquinhas de artesanato ou então jantar em algum dos restaurantes. Se você continuar andando reto pela beira-mar verá o Antico Stabilimento Balneare di Palermo. Acredito que este seja o clube mais famoso da cidade, que parece mesmo com um castelo. Andando mais reto ainda, se chega ao centro da cidade, onde está o comércio, com lojas, farmácias, mercados, etc.

Para concluir, é importante ressaltar que o melhor período para ir a Mondello é no verão, pois a beleza da praia é ainda mais exuberante. A cidade possui hotéis de pequeno e médio porte. Acredito que o único fator negativo, realmente é a lotação, pois parece que toda a Itália está lá. Mas, enfim, se estamos acostumados com esse tipo de situação aqui no Brasil, isso não será um problema.

Recentemente, no mês de fevereiro, houve uma grande tempestade por lá e a água do mar invadiu a beira-mar, inundando tudo. Se eu te assustei e você mudou de planos, não se preocupe. A situação conturbada foi logo resolvida, além do que, esse tipo de fenômeno é raro e fevereiro é período de baixa estação, portanto, o fato não afetou o turismo na localidade, e a praia continua cheia. Ficou com vontade? Pois trate de incluir o traje de praia (costume) na mala.

Gostou de conhecer um pouquinho mais sobre as praias italianas?!

Até a próxima.

 

 

Já pensou poder estudar com o Italiano Fácil e ter um certificado emitido por uma escola italiana?

Talvez você também goste:

Já pensou poder estudar com o Italiano Fácil e ter um certificado emitido por uma escola italiana?

Entre em contato agora mesmo!