Como é o Dia dos Namorados na Itália

Compartilhar

Tempo de leitura: 5 min.

Descubra a cultura, pontos turísticos e tradições desta data.

A cultura italiana é amplamente conhecida e com uma religiosidade muito expressiva e presente, com isso, o Dia dos Namorados na Itália é celebrado no dia de São Valentim.

No post de hoje vamos mostrar um pouco de como é o Dia dos Namorados na Itália, então acompanhe até o final e já comece a planejar sua visita sabendo o que fazer quando for viajar.

Conteúdo:

  • Data
  • Curiosidades
  • Neva no Dia dos Namorados na Itália?
  • Cidades turísticas e românticas

Data 

O Dia dos Namorados na Itália é celebrado em 14 de fevereiro, assim como na maioria dos países. Portanto, os italianos seguem a tradição cristã do mesmo dia de São Valentim.

Na Itália o Dia dos Namorados é da mesma forma como aqui no Brasil, os casais trocam presentes, saem para jantar e passam momentos românticos.

Curiosidades

Lucchetti dell’Amore

Uma das curiosidades no Dia dos Namorados na Itália é a tradição de fechar cadeados em estruturas como pontes, postes ou grades. Conhecida como fechaduras de amor ou Lucchetti dell’Amore

Segundo a cultura italiana, diz que o casal que trancar um cadeado no Dia dos Namorados ficará junto para sempre.

Por toda a Itália, é possível ver pilhas de cadeados, geralmente perto de pontes, mas também em outros lugares.

Com tudo, em razão da poluição visual e de segurança, algumas cidades proibiram a prática, mas mesmo assim as pessoas continuam seguindo a tradição.

Neva no Dia dos Namorados na Itália?

Certamente o frio deixa o clima mais romântico, ainda mais para nós brasileiros que não estamos acostumados em ver neve.

Na Itália de Dezembro a Março faz frio e é possível nevar em algumas regiões, no inverno, as temperaturas mais baixas atingem as cidades do norte, nas regiões próximas aos Alpes Italianos.

Confira abaixo algumas cidades que você pode visitar no Dia dos Namorados e possivelmente ver neve:

Turim

A cidade de Turim é a nossa primeira dica, localizada nos pés dos Alpes. Um dos destinos que faz muito frio no inverno, onde as temperaturas variam de 3 a 9°C. É comum nevar por cerca de uma semana no auge do inverno, que coincide com o Dia dos Namorados.

Milão

Apesar do frio do inverno em Milão ser rigoroso e as temperaturas oscilarem entre 2 e 9ºC, a neve não cai todos os dias e quando ocorre também é em pouca quantidade. Mas mesmo assim, pode acontecer de nevar exatamente no Dia dos Namorados, deixando tudo mais romântico.  

Veneza

As temperaturas em Veneza no inverno podem variar entre 0°C e 9°C. As geadas são comuns, entretanto nevar não é tão comum assim.

Mas nem só de neve Veneza atrai os casais para passarem o Dia dos Namorados, confira abaixo os pontos turísticos. 

Cidades turísticas e românticas

Além da neve, a Itália é repleta de história e pontos turísticos em diferentes cidades. Escolher onde passar o Dia dos Namorados é uma decisão difícil de tantas opções, confira:

Veneza

Pontes dos Suspiros

Mais uma vez, Veneza, ainda contando com a possibilidade de nevar no Dia dos Namorados, a cidade oferece muitas atrações, começando pelo clássico Passeio de gôndola.

Outro lugar romântico que vale uma foto do casal para postar nas redes sociais, é a Pontes dos Suspiros, um dos pontos turísticos mais famosos e bonitos de Veneza.

Verona

Na Itália, Verona provavelmente é um dos lugares mais conhecidos para passar o dia de São Valentim, pois a celebração envolve toda a cidade que fica decorada as ruas iluminadas em lanternas com formato de coração e na região central montam um coração gigante todo iluminado, além de shows com músicas românticas.

A fama da cidade de Verona não é por menos, afinal o lugar inspirou a icônica história de Romeu e Julieta, escrita por William Shakespeare.

Toscana

Região Toscana

Finalizamos com uma das mais belas regiões da Itália, onde é possível degustar um dos melhores vinhos do mundo, visitar colinas e antigas cidades medievais.

Andar de balão é um das atrações turísticas, que para muitos pode ser uma aventura, mas também um tanto romântica com uma vista espetacular.

A região Toscana possui diversos depósitos de águas termais, onde é possível reservar estadia em spas e hotéis, para desfrutar de banhos relaxantes nas piscinas naturais.

Por último, vamos citar a cidade de Lucignano, que além de ser um lugar muito bonito, é perfeito para uma viagem romântica. 

Lucignano, é conhecida também por preservar um grande tesouro chamado de a “Árvore do Amor”. Uma obra-prima de ourivesaria, que fica em exposição no Museo di Lucignano. 

Reza a lenda que desde a idade média, os casais da região costumavam fazer as suas promessas amorosas de frente para a “Árvore do Amor”, com isso, acabou virando um símbolo de amor eterno.

E você já pensou passar o dia dos namorados na Itália?

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre a cultura italiana e que tal passar um Dia dos Namorados na Itália?

Conta para nós como vai ser o seu Dia dos Namorados, estamos presentes nas principais redes sociais, nos segue lá e comenta.

Talvez você também goste:

Já pensou poder estudar com o Italiano Fácil e ter um certificado emitido por uma escola italiana?

Entre em contato agora mesmo!