Tempo de Leitura: 10 a 15 minutos.
Que alguns hábitos italianos são muito peculiares, isso todos sabemos. Além disso, é sempre motivo de brincadeiras e piadas todas essas diferenças culturais. De toda forma, é um choque muito grande quando há um encontro entre um brasileiro e a cultura italiana e vice-versa.
Hoje, no Blog do Italiano Fácil, vamos conhecer 5 desses hábitos italianos que são marcantes e que demonstram uma diferença cultural muito grande em relação ao que conhecemos em nossa cultura no Brasil.
Por fim, vamos falar também das relações entre as culturas, explicar mais sobre as diferenças que acontecem. Portanto, prepare seu café e pegue a sua caneta e anote todas essas curiosidades que vamos te contar a seguir.
Hábito italiano #1: o aperitivo
Primeiramente, o aperitivo é tido como uma tradição pré-jantar, em especial nas regiões mais ao norte da Itália. Sendo assim, as pessoas vão a bares e cafés para desfrutar de uma bebida (geralmente alcoólica como Aperol Spritz ou Campari) acompanhada de pequenos aperitivos. Ou seja, é um momento social para relaxar depois do trabalho e antes do jantar.
A partir daí, o aperitivo típico italiano começa no final da tarde, por volta das 18h ou 19h e pode durar até a hora do jantar. Além disso, o aperitivo é uma tradição social. Especialmente em cidades movimentadas, tornou-se uma maneira de se desconectar da agitação e se reconectar com amigos e entes queridos.
Aliás, o termo “aperitivo” deriva do latim “aperire”, que significa “abrir”. Assim, o aperitivo tem a intenção de “abrir” o apetite e preparar o estômago para a refeição principal. Portanto, começou como uma prática de consumir uma bebida alcoólica amarga, que se acreditava ter propriedades digestivas, antes das refeições.
Hábito italiano #2: cappuccino após o almoço
Um outro hábito muito cultivado pelos italianos, que às vezes é até levado às últimas consequências, é o de não consumir cappuccino após o almoço. Porém, de onde é que vem esse hábito tão curioso que deixa muitos turistas em saia justa?
Primeiro, na cultura italiana, o cappuccino é tradicionalmente visto como uma bebida matinal. Por isso, é comum que os italianos comam um cornetto ou outro item (de preferência doce) enquanto bebem seu cappuccino na sua colazione.
Contudo, o leite no cappuccino é considerado “pesado” para o estômago, especialmente após uma refeição. Como consequência, os italianos geralmente preferem não consumi-lo após o almoço. Em vez disso, muitos optam por um espresso.
Hábito italiano #3: não misturar as comidas
Outra hábito italiano curioso é que o país tem uma estrutura muito específica de refeições, que muitas vezes inclui: antipasto (entrada), primo piatto (um prato de massa ou arroz), secondo piatto (prato principal, geralmente de carne ou peixe), contorno (acompanhamento) e dolce (sobremesa).
Ou seja, você não verá na Itália algo como um arroz misturado com feijão e acompanhado de carne, batata frita e saladas – muito conhecido no Brasil como prato feito ou a la minuta, a depender da sua região. Aliás, é inconcebível para um italiano um prato assim!
Além disso, é importante entender que a refeição na Itália é mais do que apenas nutrição; é um ritual, um momento de comunhão e uma expressão de cultura e tradição. Cada região, e até mesmo cada família, pode ter suas próprias variações e tradições específicas, tornando a culinária italiana uma gama rica e diversificada de sabores e costumes.
Hábito italiano #4: beijo no rosto entre homens da mesma família
Na Itália, é tradicional e culturalmente aceito que homens da mesma família, como pais e filhos, irmãos ou primos próximos, se cumprimentem com um beijo no rosto. Isso porque a cultura italiana tem na família um papel central.
O beijo entre membros masculinos da família é uma expressão dessa importância e da conexão íntima entre eles. Desta forma, nada mais é do que uma maneira de demonstrar amor, respeito e carinho de forma genuína e direta.
Contudo, o beijo no rosto é reservado para contextos mais informais e íntimos. Por outro lado, em encontros formais ou de negócios, o aperto de mão ainda é o cumprimento padrão entre homens. Portanto, é um costume que fala da paixão, calor e conexão intrínsecos à vida italiana.
Hábito italiano #5: o café
Por fim, um hábito muito comum dos italianos é beber café nos bares. Mesmo que seja uma semelhança com o Brasil a predileção pelo café, o consumo na Itália é diferente. Primeiramente, pelos tipos de café que são consumidos:
Caffè: um espresso curto e forte.
Caffè lungo: um espresso mais longo e menos concentrado.
Cappuccino: um café com leite e espuma de leite na parte superior.
Latte macchiato: leite quente com um pouco de café.
Americano: um espresso com água quente adicionada.
Corretto: um espresso com uma pequena quantidade de licor adicionado.
Marocchino: um espresso com leite vaporizado e cacau em pó.
Vídeo de como pedir um café em italiano.
Os italianos preferem cafés expressos rápidos e tomam de pé, em balcões de cafeterias, especialmente pela manhã. Além do mais, como já citamos, o cappuccino, por exemplo, é visto mais como uma bebida matinal e muitos italianos evitam tomá-lo após o almoço.
Aliás, algo muito importante sobre café na Itália é que a intensidade dele muda conforme a região. Desta forma, o café que se toma no Sul é diferente do café que se toma ao Norte. Em Napoli, por exemplo, é mais intenso do que em Torino.
Diferenças culturais entre Itália e Brasil
De toda maneira, a forma como as pessoas veem e interagem com o tempo pode varia muito. Na Itália, particularmente no Norte, há uma ênfase em pontualidade, especialmente em compromissos de trabalho. No Brasil, a flexibilidade com horários pode ser mais comum, dependendo da região e do contexto, e o conceito de “hora brasileira” reflete uma abordagem mais relaxada em relação à pontualidade.
Além disso, os brasileiros são conhecidos por serem calorosos e afetuosos, e é comum cumprimentar com beijos no rosto, mesmo entre conhecidos. Por sua vez, na Itália, embora também sejam calorosos, o número de beijos e a maneira como são dados podem variar de região para região.
Sobretudo na questão do fumo há uma outra grande diferença cultural. No Brasil, mesmo com muitos fumantes, há uma pesada conscientização quanto aos malefícios do tabaco e é mais difícil de ver pessoas fumando a esmo nas ruas ou em estabelecimentos. Já a relação dos italianos com o fumo é muito mais relaxada e muito mais difundida entre a população.
Conclusão
É claro que, com a globalização, algumas destas tradições podem ser observadas em outras culturas, ou variantes delas podem existir em diferentes contextos. Além disso, o Brasil, devido à sua extensa imigração italiana, especialmente em estados como São Paulo e no sul do país, incorporou certos aspectos da cultura italiana.
No entanto, os hábitos italianos mencionados acima são inerentemente associados à vida cotidiana italiana e podem variar amplamente dentro de cada país, dependendo da região, do ambiente urbano versus rural e de outros fatores sociais e individuais.
Mesmo com todas as diferenças presentes entre as duas culturas, é muito salutar conhecê-las, apreciá-las e respeitá-las. Afinal, o italiano tem muitas raízes fincadas em suas tradições e culturas. De certa forma, o brasileiro, mesmo mais habituado a uma miscigenação de cores e culturas, também tem a sua forma de fazer as coisas.
Quer saber mais sobre a Itália? Então, para não perder nenhuma novidade, acompanhe aqui o blog do Italiano Fácil e siga nossas redes sociais no Instagram, Facebook, Spotify e Telegram.
O post Hábitos italianos que não existem no Brasil apareceu primeiro em Blog do Italiano Fácil – Aprender italiano online.