O Que Perguntar Antes de Escolher um Curso de Idiomas

Assim como pizza e pasta, nem todo curso de idiomas é igual! Vamos conhecer três estratégias especiais para escolher um curso de idiomas!
Assim como pizza e pasta, nem todo curso de idiomas é igual! Vamos conhecer três estratégias especiais para escolher um curso de idiomas!

Compartilhar

Tempo de leitura: 4-6 minutos

Ciao! Tutto bene? No artigo de hoje do Blog do Italiano Fácil, você vai pensar em três perguntas para responder antes de investir em um curso de idiomas. Primeiro, não é novidade o fato que falar um idioma não só é um diferencial, mas também é algo essencial para aumentar oportunidades, cultura e perspectivas.

Por isso, cada vez mais as pessoas estão correndo atrás da fluência em um idioma estrangeiro, seja inglês, espanhol, italiano ou francês. Contudo, e infelizmente, muitas escolas não são 100% transparentes em muitos aspectos. Além disso, na maioria das vezes, recorrer a um professor particular acaba nos trazendo algumas inseguranças sobre diversas questões.

Assim sendo, depois de mais de dez anos ensinando inglês, espanhol e italiano para gigantes do universo das escolas de idiomas, decidi compartilhar três perguntas a se fazer quando o assunto é investir em um curso de idiomas.

Por que estudar esse idioma? O que vai te motivar?

Parece uma pergunta banal e simples, mas esse é o maior motivo de desperdício de dinheiro por parte dos alunos. Além disso, uma escola sempre possui mais alunos de nível iniciante do que todos os outros níveis somados. Porém, você já parou pra pensar nisso e já parou pra pensar por que? Por isso, creio que seja algo meio sombrio, confesso.

Afinal de contas, várias pessoas começam a estudar sem um propósito ou objetivo definido. Ou seja, isso faz com que elas acabem investindo em matrícula, material e mensalidades iniciais (uma mina de ouro para as escolas de idiomas). Em seguida, esses alunos acabam perdendo o interesse, a motivação e percebem que ‘não era bem isso que eu queria’, e desistem.

Por isso, não cometa esse erro: avalie com seriedade se você realmente quer aprender e o objetivo que você tem. Por fim, ter uma motivação principal forte e sólida é essencial, já que ninguém gosta de ‘estudar por estudar’.

O tempo do curso de idiomas: uma métrica importante e traiçoeira

Primeiramente, será que é possível aprender um idioma em um ano ou até em seis meses? Aliás, todos os alunos que já estudaram no Italiano Fácil já me fizeram essa pergunta. A resposta pode ser um pouco decepcionante, mas é a mais pura verdade: depende!

Por isso, antes de se perguntar se é possível aprender italiano em seis meses, pergunte ‘Em quanto tempo eu preciso aprender italiano?’. Quando mudamos a pergunta, direcionamos a questão para nós mesmos, ou seja, passamos a pensar de forma mais exclusiva, e não em algo genérico. Cada pessoa levará um tempo diferente para aprender italiano, e é por isso que a maioria das escolas vende cursos de no mínimo três anos de duração. Porém, será que não é muito tempo?

As escolas fazem isso justamente porque acabam colocando todos os alunos no mesmo panorama, e isso é irreal. Além disso, eu mesmo aprendi espanhol e francês em menos de 7 meses, aplicando técnicas e ferramentas que utilizo até hoje com meus alunos. Enfim, tente entender se a escola ou curso que você quer fazer lhe dá a liberdade de definir em quanto tempo terminar o curso.

Uma aula demonstrativa: uma estratégia talvez desleal das escolas

Além disso, a última pergunta a se fazer ao avaliar o início dos estudos em uma escola ou curso, é realmente curiosa e talvez inédita. As escolas geralmente oferecem uma aula experimental, para que você entenda melhor como a metodologia funciona.

Assim sendo, eles escolhem um ótimo professor, na melhor sala de aula, com uma aula incrível e bem planejada. Você participa, adora e eventualmente se torna aluno pelos motivos errados, como falamos na pergunta anterior.

Porém, OK, Ronaldo. Mas o que tenho que fazer então? Por isso, faço uma pergunta a você: lembra da primeira pergunta que fizemos? Digamos que você tenha respondido ‘preciso aprender italiano em um ano’, quando a escola lhe oferecer uma aula experimental gratuita, a estratégia será diferente: peça para ser colocado em uma turma que já estuda ali há um ano, explicando que você não precisa entender a aula ou participar falando, já que provavelmente será um nível mais alto.

Por isso, o objetivo é que você avalie a aula da seguinte forma: ‘daqui a um ano eu provavelmente estarei falando como os alunos dessa turma’. Ou seja, ‘é isso que eu quero?’. Dessa forma você conseguirá avaliar de forma inteligente e efetiva se aquela metodologia serve ou não para atingir o seu objetivo com o idioma desejado. Portanto, é uma perspectiva interessante, não?

Aliás, você quer saber mais sobre a Itália? Então, para não perder nenhuma novidade, acompanhe aqui o blog do Italiano Fácil e siga nossas redes sociais no InstagramFacebookSpotify e Telegram.

Talvez você também goste:

Já pensou poder estudar com o Italiano Fácil e ter um certificado emitido por uma escola italiana?

Entre em contato agora mesmo!