Como reconhecer a cidadania italiana

Você já se perguntou muitas vezes como buscar a cidadania italiana? Tem pessoas próximas que nasceram na Itália e precisa de informações? Esse artigo é para você!

Compartilhar

Desde pequenos ouvimos histórias de que nossos bisavós ou trisavós vieram da Itália, em um navio, com toda sua família, mas, muitas vezes não sabemos quem eles eram, ou de onde exatamente vieram, fazendo com que assim nos apareça a vontade de descobrir um pouco mais sobre esses dados e finalmente de nos reconhecermos cidadãos italianos.

Mas a pergunta é: se não tenho nenhuma informação de quem foi meu antenato, como vou achar e como vou reconhecer minha cidadania italiana?

Descobrindo as histórias de família

Sim, o primeiro passo é perguntar para nossa família, para aquele parente distante, aquela tia mais velha que não temos contato – mas que pode ser a pessoa que mais conhece a história dos nossos antepassados.

Muitas vezes, eles podem não saber de onde eles vieram exatamente, mas, podem ter ouvido histórias que foram passadas de geração por geração, de uma brincadeira entre primos, ou até mesmo de uma briga que ocorreu lá na Itália entre a família.

Montar sua árvore até chegar no antenato

Lembra aquela árvore genealógica que fazíamos na escola quando pequenos? Pois é, ela pode te ajudar na sua descoberta!

Pegue o papel e a caneta, e escreva todas as informações que você já possui até chegar no indivíduo italiano. Desta forma, tornamos nossos conhecimentos mais visíveis, com todas as datas e locais que já foram localizados.

Buscando os documentos

Outra forma que é possível – e facilita muito na busca – é se basear na linha do tempo da vida de cada ente familiar e encontrando as certidões de nascimento, casamento e óbito.

Outra forma é entrar em contato com o Arquivo Nacional, localizado no Rio de Janeiro, já que eles possuem as transcrições originais dos passageiros dos navios a vapor que chegaram na época da grande imigração.

Talvez na relação do navio você encontre a cidade ou província de onde seu antenato veio.

Encontrei todos os documentos: e agora?

Agora é hora de entrar com o pedido de reconhecimento da sua cidadania! Mas, de que forma?

Existem três modos, em que demonstrarei os lados positivos e negativos:

  • Via Consulado: é o chamado pedido administrativo feito no exterior. Ou seja, você faz o pedido aqui no Brasil ao Consulado italiano da sua região e de onde seu pedido é analisado.

O lado positivo é que todo procedimento é feito no próprio Brasil. Você não encontra dificuldades com a língua estrangeira.

Mas, o lado negativo é que você tem que possuir tempo e paciência, já que somos 30 milhões de descendentes no Brasil todo. Os consulados não dão conta de processar os pedidos, pois há regiões que demoram 15 anos para chamarem a pessoa que se encontra na fila de espera.

  • Via Residência: como o próprio nome diz, você faz a residência na Itália, você vai até o país e permanece durante um tempo até todo o processo administrativo ser concluído no comune.

O lado positivo é que é muito mais rápido que pelo consulado e você já conhece o país.

O lado negativo é que o euro está custando, mais ou menos, R$ 6,00. E, por conta da pandemia, as fronteiras estão fechadas para a chegada de estrangeiros, mesmo que para a realização desse procedimento. Sem falar que muitos comune estão atrasados ou nem aceitando o pedido por causa da pandemia.

  • Via Judicial: você entra com o processo no Tribunal de Roma para fazer o reconhecimento. Podem ser feitos por dois motivos, porque é pela via materna o seu reconhecimento ou pelo fato de querer acelerar a enorme fila do consulado.

O lado positivo é que você não precisa sair do Brasil para reconhecer, já que você terá um advogado presente no país lhe representando. O processo dura, no máximo, três anos, tendo casos em que foram concedidos em um ano e meio, além de poder dividir o valor total com parentes, já que cabe mais de um indivíduo por processo.

O lado negativo é que se o procedimento não for bem formulado por um escritório adequado, os documentos podem ir e voltar, e demorar mais tempo que o esperado.

E così, cittadino italiano! Mas, ressalto que, em todos os procedimentos, sejam eles de busca, administrativos ou judiciais, você precisa ter paciência e desembolsar uma certa quantia.

Mas lembre-se sempre que é uma honra poder voltar às origens e que isso era o sonho do seu antepassado!

Já pensou poder estudar com o Italiano Fácil e ter um certificado emitido por uma escola italiana?

Talvez você também goste:

Já pensou poder estudar com o Italiano Fácil e ter um certificado emitido por uma escola italiana?

Entre em contato agora mesmo!