Curiosidades sobre o Ponte Vecchio

Um local romântico, turístico, histórico e muito visitado na belíssima Firenze. Convido você a conhecer o Ponte Vecchio.

Compartilhar

Ciao a tutti! Hoje, vamos te levar para um dos lugares mais bonitos, turísticos e marcantes de Firenze, o Ponte Vecchio. O texto vai falar de algumas curiosidades do local que é dos mais românticos em Firenze.

Há muitas joalherias na região da ponte e o fato é que muitas pessoas levam sua/seu amada/o para o Ponte Vecchio e fazem sua proposta de casamento por ali.

Porém, nem sempre foi assim…

Há muitos anos atrás, a ponte era um local destinado aos pescadores, para que eles pudessem comercializar suas mercadorias. Ou seja, havia várias peixarias ali, o que fazia com que o Ponte Vecchio fosse um local praticamente inóspito devido ao forte cheiro dos comércios de peixe.

Antigamente, uma famosíssima família, a dos Medici, ordenou que os pescadores fossem todos retirados da ponte, para que outros tipos de comerciantes fossem colocados no lugar das peixarias. Tudo isso por conta do forte cheiro, o grande problema que os Medici queriam solucionar.

Ainda sobre os Medici…

Em cima das casinhas da ponte, há um corredor com o mesmo padrão de janelas. Você sabia que esse corredor se chama Corridoio Vasariano? O nome se deve ao arquiteto Giorgio Vasari, responsável pela construção do corredor.

Esse corredor foi construído por ordem da família Medici, para que eles pudessem atravessar a ponte sem precisar passar pelas pessoas nos locais comuns. Ou seja: era, basicamente, uma passagem secreta dos Medici.

Nada mais, nada menos do que passar de um lado ao outro da cidade sem que precisassem encontrar com as outras pessoas que viviam ou transitavam pelo entorno.

Tá, mas como surgiu a ponte?

O Ponte Vecchio teria surgido na Roma Antiga, feita de madeira. Contudo, no ano de 1117, uma enchente do rio Arno demoliu a ponte. Outras versões também acabaram varridas por outros desastres. A versão de pedra que conhecemos só teria sua construção concluída em 1345.

Se, no passado, a ponte passou por várias destruições, sua sorte nos tempos contemporâneos é muito maior. Durante a Segunda Guerra Mundial, as forças alemãs bombardearam Firenze, sendo que todas as pontes – menos o Ponte Vecchio – viraram pó. Por um tempo, apenas o Corridoio Vasariano tornava possível atravessar de Norte a Sul de Firenze.

Em outra ocasião, nos anos 1960, outra enchente poderosa passou por Firenze. Apesar dos danos sofridos pelo Ponte Vecchio, a ponte seguiu firme e de pé.

Os cadeados para os apaixonados

Uma tradição muito famosa do Ponte Vecchio é a de colocar cadeados nas grades da Estátua de Benvenuto Cellini, para simbolizar uma prova de amor entre os casais. Também se coloca os nomes do casal num cadeado e se atira esse cadeado com a chave no rio Arno.

Porém, há uma má notícia: essa tradição agora é passível de multa! Por riscos à estrutura das grades e da estátua, além da estética para o local, a prefeitura de Firenze estabelece multa de 160 euros a quem for pego “realizando” essa tradição.

Espero que você tenha gostado das curiosidades e que tenha se apaixonado também pelo Ponte Vecchio.

Un saluto e alla prossima!

Talvez você também goste:

Já pensou poder estudar com o Italiano Fácil e ter um certificado emitido por uma escola italiana?

Entre em contato agora mesmo!