Nunca é tarde!

Vivemos em uma época de globalização, acesso a informação à outras culturas, portanto, é cada vez crescente a procura por um segundo idioma. Hoje, o italiano é a 4ª língua mais estudada ao redor do mundo.

Compartilhar

Vivemos em uma época de globalização, informação e acesso a outras culturas, portanto, é cada vez crescente a procura por uma língua estrangeira (LE).

A língua italiana é estudada por vários motivos como, por exemplo, a exigência do mercado de trabalho, interesse pela cultura da Itália, interesse acadêmico, pessoas que possuem descendência italiana e que manifestam interesse em conhecer a língua de seus parentes e assim, resgatar suas raízes, dentre outros. Assim, o italiano hoje é a 4ª língua mais estudada ao redor do mundo.

O curso do Italiano Fácil é muito dinâmico e a didática do professor Ronaldo é excelente. Você não decora, e por isso o aprendizado é implementado ao seu cotidiano naturalmente!

Arminda Tosti – @armtosti

E dentre o perfil de alunos que querem aprender italiano, estão aqueles que têm 60 anos ou mais. Muitos não encaram mais a idade como um empecilho para aprender e de fato, a realidade mostra que eles viajam mais, querem aprender mais sobre tecnologia, se envolvem mais em atividades sociais, enfim, manifestam o interesse em se capacitar e levar uma vida produtiva e ativa.

Muitos desses alunos, geralmente estudam movidos por uma motivação intrínseca: O prazer de aprender. Além disso, estudos mostram que aprender uma segunda língua faz com que esse aluno socialize, faça novas amizades, supere seus próprios desafios e fortaleça cada vez mais a sua cognição.

 
No caso do italiano, é mais por satisfação pessoal, para aprender a língua de seus ancestrais ou simplesmente porque se identificam com o idioma, que consideram muito bonito (e isso é lindo!!).

No geral, as pessoas que buscam aprender italiano tem uma bagagem cultural ampla, possuem experiência de vida, estão sempre dispostos a conversar e falar de suas experiências pessoais e, além disso, são muito motivados e isso é uma vantagem, tanto para o aluno, como para o professor, que tem o papel de orientador e facilitador nos processos de aprendizagem.

Criar uma atmosfera amigável, criar empatia com os alunos, usar a metodologia adequada e desenvolver a capacidade cognitiva deles, é função do professor, tornando assim, a aula uma experiência agradável tanto para ele como para seus alunos.

Para concluir, algumas dicas (que servem para todos) para aprender italiano de modo mais efetivo:

Faça um planejamento dos seus estudos: isso significa que você precisa organizar o melhor horário e local para estudar.

  1. Mantenha uma rotina de estudos: o ideal é estudar todo dia um pouquinho, manter contato com a língua. Isso pode ser até feito ouvindo música em italiano. Lembre que aprender uma língua estrangeira é um comprometimento.
  2. Interaja nas aulas: não tenha vergonha de falar e muito menos de errar. Tudo faz parte do processo de aprendizagem.
  3. Não se cobre demais: como diz o ditado italiano “Piano, piano, si và lontano”, como já mencionado: tudo faz parte do processo de aprendizado. Com o tempo você vai percebendo seu progresso.
  4. Converse sempre com seu professor: ele mais do que ninguém, sabe de suas necessidades e pode te ajudar com a melhor forma de você aprender a língua.

Li recentemente sobre um senhor de 104 anos, que mesmo com os desafios gerados pela pandemia se entregou ao desafio de concluir a tese de doutorado dele. Que linda a experiência e que serve de exemplo para quem tem dúvidas sobre aprender italiano.

Então, já se imaginou em uma próxima viagem a Itália mais independente? Com mais segurança? Se comunicando com as pessoas e conhecendo culturas? A sensação é realmente prazerosa!

Aprender um novo idioma faz bem em qualquer idade. Nunca ache que está velho demais para aprender uma língua, ou para fazer qualquer coisa!

Falar uma língua estrangeira abre portas e transforma realidades!

Talvez você também goste:

Já pensou poder estudar com o Italiano Fácil e ter um certificado emitido por uma escola italiana?

Entre em contato agora mesmo!