O fim da Alitalia

A famosa companhia aérea Alitalia encerra suas atividades em outubro. E agora? O que vai acontecer com os voos italianos? Acompanhe o artigo para mais detalhes.

Compartilhar

A famosa operadora de voos italiana Alitalia anunciou o encerramento de suas atividades após 75 anos de história. A companhia não venderá mais passagens aéreas para datas a partir de 15 de outubro. O usuário poderá remarcar a viagem por outra companhia aérea ou solicitar o reembolso integral do valor da passagem.

A sucessora da Alitalia será a Italia Trasporto Aereo (ITA), empresa que adquiriu 52 aeronaves da antiga companhia. A ITA é uma estatal surgida de uma tentativa do governo italiano e da União Europeia de salvamento da Alitalia. Segundo o governo italiano, dos mais de 10 mil funcionários da antiga empresa, cerca de 2,8 mil devem ser contratados este ano e mais 5,8 mil em 2022.

Um dos maiores motivos do encerramento de atividades da Alitalia foi a pandemia do COVID-19. Contudo, foi apenas um agravante, pois a empresa já havia decretado falência no ano de 2017 e estava em busca de investidores para continuar o atendimento ao usuário.

A ITA terá, inicialmente, 61 rotas, inclusos voos dentro da Itália, dentro da Europa e destinos em outros continentes. As principais rotas não-europeias da nova empresa, em princípio, serão concentradas em destinos nos Estados Unidos e no Japão. A partir do ano que vem, novos destinos devem ser incluídos – entre eles o Brasil.

Milhagem

O programa de milhagens da Alitalia, o MilleMiglia, tem o futuro indefinido, uma vez que o Parlamento Europeu não autorizou sua continuidade. Desta forma, a ITA não poderá dar vazão aos bilhões de milhas presentes no programa. A Alitalia Loyalty, empresa gestora do programa de milhagens, deve ser leiloada, e não poderá ser arrematada pela ITA, em virtude da separação das companhias.

Será possível resgatar, em voos até 14 de outubro, as milhagens com a própria Alitalia. Contudo, caso haja resgate para datas além de 15 de outubro, há um risco de não dar certo devido à mudança de empresa. Empresas parceiras da Alitalia também estarão disponíveis para resgate de milhas do MilleMiglia enquanto a antiga companhia aérea estiver em operação.

Já pensou poder estudar com o Italiano Fácil e ter um certificado emitido por uma escola italiana?

Talvez você também goste:

Já pensou poder estudar com o Italiano Fácil e ter um certificado emitido por uma escola italiana?

Entre em contato agora mesmo!