Ser Cidadão do Mundo

O que é ser cidadão do mundo? Como viver e avaliar por essa perspectiva? Leia o texto de hoje e pense um pouco nisso...

Compartilhar

Certa vez, li uma frase de Sócrates: “Não sou nem ateniense, nem grego, mas sim um cidadão do mundo“, e fiquei pensando o que ele quis dizer com isso, já que ele era as duas coisas em se tratando de naturalidade e nacionalidade.

Mas em fazendo uma análise feita em quem foi o grande Sócrates, é fácil identificar que as palavras, e a forma como ele as utilizava, eram metáforas, métodos para fazer a todos pensarem sobre quem eram, o que faziam ali e qual o motivo de tudo.

E, com essa frase, não é diferente.

Sob o meu ponto de vista, ele quis dizer que, sendo cidadão do mundo, podemos estar em qualquer lugar e se sentir em casa, já que o mundo é um lugar só, se pensarmos na totalidade e imensidão do planeta Terra.

Ok, mas hoje é diferente em comparação à época em que Sócrates viveu. Hoje temos milhares de aviões sobrevoando a Terra, carros circulando, trens funcionando, tudo neste exato momento, e naquela época ele tinha o quê? Carroças e cavalos?

Podia ir a alguns poucos km de Atenas? Sim, praticamente, mas a sua cabeça já funcionava a milhares de anos-luz, sempre em direção ao futuro, desejando até que a polis de Atenas fosse boa para todos os cidadãos, da mesma forma que o mundo fosse bom e hospitaleiro a todos que nele habitam.

E é assim que nós cidadãos do mundo nos sentimos, como se todo lugar fosse bom para a gente, todo lugar fosse casa, e toda cultura linda dentro dos seus costumes e peculiaridades. Eu, por exemplo, quando conheci a Itália, me senti em casa, me senti como se já conhecesse cada Via, cada gosto e cheiro (ok, minha rinite amou) que aquele país tinha e chorei quando me dei conta de que estava lá e que tudo aquilo era real.

Mas então tive que voltar para o Brasil, para casa, ou melhor, o local em que chamo de casa, já que é o lugar onde meus familiares e amigos estão. E foi assim que me dividi e descobri o sentido da frase filosófica do Sr. Sócrates: cidadão do mundo é estar no mundo e estar em casa, é estar em todo o lugar e se sentir bem sem limitações, é ir em busca do que você deseja e estar onde deseja, porque o mundo é imenso!

Já pensou poder estudar com o Italiano Fácil e ter um certificado emitido por uma escola italiana?

Talvez você também goste:

Já pensou poder estudar com o Italiano Fácil e ter um certificado emitido por uma escola italiana?

Entre em contato agora mesmo!