Tempo de leitura: 4-6 minutos
Ciao! Come stai? No artigo de hoje do Blog do Italiano Fácil, vamos entender por que motivo o Lago di Garda é o destino italiano dos sonhos. Primeiramente, quando pensamos em turistar pela Itália, os primeiros e principais pontos turísticos italianos que vêm em nossa mente são: o centro histórico de Roma, O Coliseu, as gôndolas de Veneza e a Torre de Pisa, correto?
Contudo, vale ressaltar que a Itália tem, de ponta a ponta do país, locais maravilhosos e talvez não tão conhecidos por brasileiros, mas que valem a pena conhecer, como o Lago di Garda. Portanto, vale a pena fazer uma mudança de planos no seu itinerário de visitas e escapar até esse local divino.
Por isso, hoje decidi falar um pouquinho desse local muito bonito que estive, o Lago di Garda. Aliás, esse lago é o maior da Itália e um dos mais bonitos da Europa, com extensão de mais de 50 km e profundidade que pode chegar até 346m.
Ademais, o lago é tão comprido que banha três grandes regiões italianas: Lombardia, Vêneto e Trentino-Alto Adige, todos situados no norte da Itália. Além disso, 24 cidades italianas são banhadas pelo lago. Todavia, há muitas outras belezas a serem faladas sobre o lago, vamos conferir!
Origens do Lago di Garda
Aliás, tive pessoalmente a oportunidade de conhecer três cidades ao longo desse lado: Garda, Desenzano del Garda e Riva de Garda, cada cidade em uma das regiões que mencionei acima, e cada uma com suas peculiaridades e que as deixam ainda mais especiais.
Em tempos mais antigos, por sua vez, o lago era conhecido como Benaco, mas devido a grande influência germânica que havia no período medieval, o nome foi mudado para Garda. Aliás, esse nome vem da palavra alemã warda, que significa vigia, muito embora existam muitos que preferem continuar chamando o lago pelo antigo nome.
O clima no Lago di Garda
O clima no Lago di Garda varia, contudo, dependendo do período do ano e do local específico em que você esteja. Aliás, na primeira vez em que visitei, a temperatura de 6°C e ainda assim o panorama era espetacular. Além disso, em outra oportunidade, a temperatura era de 32ºC, com céu azul e água cristalina. Portanto, nem preciso dizer que foi fantástico, certo?
O momento ideal para a visitação, aliás, é entre os meses de junho e setembro, período da alta temporada, mas procure evitar dias de feriado, principalmente o Ferragosto (15 de agosto), pois parece que todos os italianos resolvem ir para lá (vai por mim.. experiência própria).
Além disso, o Lago di Garda é mais visitado por alemães e italianos que querem passar um fim de semana ou apenas algumas horas. Não só é um local ideal para passear, mas também você se sente na Riviera Francesa! Ademais, há excursões todos os dias para conhecer o lago, passeios de barco, pessoas andando de bicicleta, pescas, mercados, enfim, o que não faltam são opções!
Algumas dicas
O ideal, aliás, se você não tiver muito tempo, é escolher uma das cidades banhadas pelo lago e desfrutar do que puder. Além disso, a cidade mais famosa é a de Sirmione, que ainda não tive a oportunidade de conhecer. Ademais, no meu caso, na primeira oportunidade, escolhi a cidade de Desenzano, na província de Brescia, e não me arrependo, pois a cidade é espetacular.
Logo atrás do lago, por sua vez, há uma cadeia de montanhas com neve no pico! Já na segunda oportunidade, contudo, a escolha foi pela cidade de Garda e por Riva del Garda. Além disso, a beira-mar é extremamente charmosa, os barzinhos pertinho do lago (em ambas as cidades) são aconchegantes e te convidam a ficar até o fim do dia para beber um Spritz e apreciar o pôr do sol maravilhoso.
Mais curiosidades
A cidade de Salò, por sua vez, também é muito bela e possui um grande apelo histórico, pois era ali que Mussolini se refugiava, em tempos de Segunda Guerra. Por outro lado, Salò possui também um mercado popular para quem quer fazer compras e várias lojinhas de souvenirs.
Fica a dica, aliás, se você tiver a oportunidade de ir para o norte da Itália, inclua uma visita ao lago. Além disso, como já citei, outra dica é escolher uma cidade e fazer a sua programação. Portanto, esteja bem preparado!
Aliás, para saber as principais informações turísticas e úteis na região do comune de Garda, comune de Desenzano, comune de Riva, comune de Salò e do comune de Sirmione, basta clicar nos links e você vai ter tudo a um palmo de sua mão.
Conclusão
Por fim, conhecer a Itália conversando no idioma local, pode tornar a experiência mais completa. Os italianos, por sua vez, valorizam os turistas que tentam conhecer não só as belezas de seu país, mas também, o idioma.
Portanto, um recado importante é que o Italiano Fácil oferece um curso de italiano online que contempla todos os níveis de estudantes, do zero ao avançado. Além disso, quero saber de você: ficou com vontade de vivenciar essa experiência? Ademais, conte o destino que você escolheria para conhecer Lago di Garda.
Aliás, você quer saber mais sobre a Itália? Então, para não perder nenhuma novidade, acompanhe aqui o blog do Italiano Fácil e siga nossas redes sociais no Instagram, Facebook, Spotify e Telegram.
Você pode falar clicando aqui ou clicando no banner abaixo com um dos nossos especialistas em fluência para tirar todas as suas dúvidas sobre nossos cursos e também sobre as maravilhas da Itália. Portanto, estamos à disposição para o que você precisar.